Informações pessoais Informações Pessoais
Ciência e Tecnologia Ciência e Tecnologia
Embarcadero Delphi Delphi
Para Sua Área Profissional Área Profissional

CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Ciência e Tecnologia



Como Surgiu...


A Esta página traz curiosidades sobre alguns assuntos. Descubra como surgiram vários objetos que hoje são tão comuns na vida do homem.

  • As Artes Marciais  - As artes marcias são meios de defesa e de combate no Japão. A arte da agilidade é simultaneamente um método de controle do corpo, um sistema de treino e uma arte de defesa sem o uso de armas. Tem-se notícia das artes marciais desde o início do século XIX.

  • A Caixa Registradora  -  James Ritty fabricou a primeira caixa registradora para utilizá-la em seu próprio café. Ele teve a idéia ao observar um contador de rotações da hélice da casa de máquinas de um navio e concluiu seu invento por volta de 1.879.

  • A Calculadora   - Por volta de 3.000 a.C., na Babilônia, o ábaco era o instrumento usado para ajudar o homem a contar. O ábaco era um quadro com arame por onde deslizavam bolinhas representando os números. A máquina de calcular automática foi inventada na França, posteriormente.

  • As Cidades   - A mais antiga cidade de que se tem notícia foi Jericó, na margem ocidental do rio Jordão, no Oriente Próximo. Este local foi ocupado desde a Idade da Pedra Polida, há 10.500 anos a.C.

  • As Colunas de Sustentação  - Em 2.700 a.C. já havia colunas nas sepulturas e nos templos egípcios. Haviam também pinturas e esculturas em estilos bem variados.

  • As Fotografias   - A fotografia foi inventada pelo físico francês Nepce. Foram precisas oito horas para se obtê-la. Em 1.837, Louis Daguère conseguiu fixar em chapas prateadas as imagens da câmara escura. E, mais tarde, um inglês, Fox Talbot, reproduziu os negativos e positivos em papel.

  • As Plantas - As primeiras plantas foram as algas, que se originaram das bactérias. Há 3.000.000 de anos, restos fósseis foram encontrados em rochas na África do Sul.

  • O Alfabeto   -  O homem da Idade da Pedra utilizava imagens para designar comunicação de um modo geral. O primeiro alfabeto a usar sons foi inventado há 3.500 anos pelos fenícios. Os gregos foram os primeiros a utilizarem este alfabeto, seguido posteriormente pelos romanos. A palavra alfabeto vem das duas primeiras letras do alfabeto grego: alfa e beta.

  • O Filme - Em 1.896, os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo e a primeira sessão de cinema foi em Paris. Depois começaram a fazer filmes com argumentos. Em 1.915, os progressos do cinema eram tão grandes que foram realizados filmes com três horas de duração. Estes primeiros filmes eram mudos. O cinema falado data de 1.927.

  • O Relógio   -  Os primeiros instrumentos que indicavam as horas o quadrante solar e o relógio d'água, inventados no Egito. O Quadrante solar era uma simples vara cravada no solo com marcas que indicavam as horas do dia. O relógio de água eram vasos nos quais a água pingava regularmente e o nível da água indicava a hora.

  • O Satélite   - O primeiro satélite artificial foi criado pelos soviéticos, que colocaram o Sputinik 1 em órbita em outubro de 1.957. O Sputinik era uma esfera metálica com 60 cm de diâmetro e 80 kg.

  • Os Livros   - Os primeiros livros foram impressos na China e na Coréia, por volta do ano 700, mas esses países não revelaram as suas técnicas. Somente em 1.450, na Alemanha, Gutemberg começou a trabalhar com caracteres de metal e prensa de impressão. O primeiro livro impresso foi a Bíblia.

  • Os Óculos   - Até o início do século XIV, as pessoas com deficiência de visão não dispunham de qualquer recurso para solucionar seu problema. Foi somente no ano de 1.300 que os conhecimentos da óptica permitiram a elaboração de lentes apropriadas, que acabou gerando os óculos.

  • O Som   - O primeiro aparelho de som foi inventado por Charles Cros na França e Thomas Edison nos EUA. Chamava-se fonógrafo, mas não funcionava com discos, que surgiu somente em 1.887. Thomas Edison utilizou um cilindro coberto por uma folha de estanho. O som emitido fazia vibrar um diafragma ligado a uma agulha. O fonógrafo de discos foi inventado pelo alemão Emil Berlinder.

  • O Telescópio   - O astrônomo italiano Galileu Galilei foi um dos primeiros a apontar uma luneta para o céu. As lunetas utilizadas ainda não permitiam imagens precisas. Apesar das limitações, Galileu descobriu os quatro primeiros satélites de Júpiter e as fases de Vênus. A maior luneta que o astrônomo utilizou tinha cerca de 40 cm.

  • O Termômetro - Foi em 1.612 que o termômetro foi inventado pelo médico italiano Santorio Santorre. Ele desenvolveu um termoscópio a ar equipado com escala para determinar a temperatura. Sua eficiência, no entanto, deixava a desejar.  Em 1.644, o físico italiano Evangelista Torricelli descobrira a variabilidade da pressão do ar e, por volta de 1.660, comprovou-se que o termômetro a ar reagia não só às mudanças de temperatura como também às mudanças de pressão. Logo, a solução era um termômetro líquido. Depois de vários estudos e aperfeiçoamentos, o sistema centígrado foi criado por Anders Celsius, que tem como pontos básicos a temperatura de congelamento (0º C) e de ebulição da água (100ºC).

  • O Vidro   - Há 3.000 anos a.C. era descoberto o vidro por acaso na Síria e países vizinhos. Apareceu numa fogueira que aquecera areia misturada com sais minerais do solo.

 

 

(fonte: Brystol-Myers Squibb Brasil)