O aluno brasileiro não entende o que lê
O aluno brasileiro não compreende o que lê. O Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (Pisa) submeteu estudantes de 15 anos a uma prova de
capacidade de leitura e chegou a essa conclusão. Com média de 396 pontos, numa
escala que pode ultrapassar 626, os alunos brasileiros foram classificados no
nível 1, o mais elementar. Ou seja, são considerados praticamente analfabetos
funcionais, capazes de identificar letras, palavras e frases, mas não de
compreender o sentido do que lêem.
Entre 32 países submetidos ao teste, o Brasil ficou em último lugar. Em
penúltimo, o México. A prova foi aplicada no ano passado, envolvendo ao todo 265
mil estudantes de escolas públicas e privadas. No Brasil, participaram 4,8 mil
alunos de 7a e 8a série do ensino fundamental e do 1o e 2o ano do ensino
médio. O objetivo foi verificar o preparo escolar de adolescentes de 15 anos,
tendo em vista os desafios que terão pela frente na vida adulta. Os estudantes
brasileiros têm a tendência de responder pelo que acham e não pelo que
efetivamente está escrito.
"A escola brasileira tem que ensinar o aluno a ler", disse o ministro da
Educação, Paulo Renato Souza. Ele atribuiu o mau desempenho ao atraso escolar,
ou seja, ao fato de metade dos alunos de 15 anos submetidos à avaliação
freqüentar a 7a ou a 8a série - quando, pela idade, já deveria ter concluído o
ensino fundamental e estar cursando o 1o ano do ensino médio. A outra razão é a
falta de atualização das bibliotecas brasileiras, parecem verdadeiros túmulos.
Não há computadores, os livros estão defasados e não há nada que prenda a
atenção de uma criança ou adolescente..
(Fonte: extraído na íntegra do
Portal Aprendiz
)