L ó g i c a   d e 
P r o g r a m a ç ã o



Exercícios Extras

 

  1. Crie um algoritmo que efetue a leitura de três valores para os lados de um triângulo, considerando lados como A, B e C. O programa deve verificar se os lados fornecidos formam de fato um triângulo e, em caso afirmativo, deve-se indicar qual triângulo foi formado: isósceles, escaleno ou eqüilátero.

  Dicas:

 

[MANZANO] p.48 – 49

  

  1. Crie um algoritmo para calcular e exibir o perímetro do triângulo cujos lados são L1, L2 e L3. Antes, deve-se checar se estes lados configuram realmente um triângulo.

   Dicas:

 

[LEITE]  p.94 – 95

  

  1. Um programa deve ser escrito para calcular o índice de massa corporal dos pacientes de uma clínica. O índice de massa corporal dá-se pela divisão do peso do indivíduo (em Kg) por sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Se o índice obtido for de até 24,99, deve-se apresentar a mensagem “Índice normal”; se for de até 29,99, deve-se mostrar “Sobrepeso”; acima disso, deve-se mostrar “Obesidade”.

  

  1. Ler a temperatura em graus Celsius e apresentá-la em graus Fahrenheit. A formula de conversão de Celsius para Fahrenheit é  F ç (9*C+160)/5, onde F é a temperatura em Fahrenheit e C em Celsius.

 [MANZANO]  p.33

  

  1. Faça um algoritmo que leia um número inteiro e mostre uma mensagem indicando se este número é par ou ímpar, e se é positivo ou negativo.

 [UNICAMP]

  

  1. A Física Clássica diz que um corpo abandonado de uma determinada altura H tem essa altura variando segundo a equação H = 0.5 * a * t 2, onde a é a constante de aceleração da gravidade com valor aproximado de 9.806 m/s2 e t é o intervalo de tempo medido em segundos. Por outro lado, a velocidade instantânea é dada por V = a * t, em m/s. Considerando esses dados, desenvolva um algoritmo para calcular e imprimir na tela a altura e a velocidade quando um objeto atingir 30 segundos de queda.

 [LEITE]  p.101

   

  1. Elabore um algoritmo que efetue o cálculo do reajuste de salário de um funcionário. Considere que o funcionário deve receber reajuste de 15% caso seu salário seja menor que 500 reais. Se for maior ou igual a 500, mas menor ou igual a 1000 reais, o reajuste deve ser de 10%. Se for maior que 1000, o reajuste deve ser de 5%. O programa, ao final, deve apresentar o valor do novo salário na tela.

 [MANZANO]  p.45

 

 

 Bibliografia

 

 

 

 
Atualizada em 18/02/2010